Ansiedade Como Combater

Dicas de como combater a ansiedade.

ansiedade

A ansiedade é um dos principais sabotadores da dieta. É difícil resistir aquele chocolate no final da tarde quando estamos ansiosos, não é verdade?

Mas, existe algumas formas de combater a ansiedade e manter o foco na dieta e a boa alimentação.

Embora alguns especialista dizem que a ansiedade não é uma doença, mas uma reação normal do organismo, ela pode prejudicar a rotina e a saúde quando não controlada. A ansiedade provoca uma bagunça nas nossas emoções.

A ansiedade, quando não controlada, ocasiona sobrepeso.

Comer é, indiscutivelmente, uma fonte de prazer. Por essa razão, algumas pessoas acabam procurando na comida, a válvula de escape para suas ansiedades e frustrações. Mas, isso reflete na balança e no espelho.

Em alguns casos, o sobrepeso, além de ocasionar problemas de saúde, pode causar depressão e baixa auto-estima. A ansiedade, é só o estopim para outros problemas se ela não for controlada.

Exercícios para combater a ansiedade.

Uma boa noite de sono e a prática regular de atividade física, são dois fatores que colaboram muito para o controle e combate da ansiedade. Além de ajudar também no combate ao sobrepeso, contribuindo para o emagrecimento.

A ansiedade age no sistema nervoso e, para manter a calma em momentos de estresse, é preciso saber controlar a respiração. A yoga e a natação são duas atividades físicas que trabalham técnicas de respiração, sendo ótimas opções para quem sofre de ansiedade.

Mais 5 formas de combater a ansiedade.

1- Dormir bem: A qualidade do sono é fundamental para o controle da ansiedade. Além de auxiliar no emagrecimento.

Quem tem uma noite de sono de qualidade, se sente mais descansado e saciedade ao longo do dia. E fica com menos vontade de comer doces e carboidratos.

2- Estabeleça horários para comer: O ideal é nos alimentarmos de 3 em 3 horas. Isso mantem nosso metabolismo acelerado por mais tempo, colaborando também para perda de peso.

Dessa forma evitamos comer por impulso, quando bater a ansiedade. Nessas horas, além de comer sem estar verdadeiramente com fome, comemos qualquer besteira.

3- Beba chá: Alguns chás fitoterápicos tem ação calmante, ajudando a controlar a ansiedade. Você pode optar pela chá, quando bater aquela fominha mas ainda estiver faltando um tempinho até a próxima refeição.

No começo, até seu organismo acostumar com as refeições de 3 em 3 horas, pode sentir fome entre uma refeição e outra. A mesma dica vale pra água. Quando der vontade de comer algo fora do horário estabelecido beba água.

4- Relaxe: Reserve um tempinho do seu dia pra relaxar. Seja fazendo atividades como yoga, ou apenas ouvindo uma música, ou lendo um livro relaxada no sofá.

Dedicar esses momentos a nós mesmas é revigorante e ajuda a dar uma desacelerada, controlando a ansiedade e evitando descontarmos o estresse na comida.

5- Como alimentos ricos em triptofano: Os alimentos são uma das melhores formas de combater a ansiedade.

Alimentos ricos em triptofano (aminoácidos) e vitaminas, que atuam diretamente no combate do estresse e ansiedade, aumentando os níveis de serotonina. Hormônio responsável pelo relaxamento e bem-estar.

Conheça alguns dos principais alimentos que combatem a ansiedade.

– Frutas cítricas: ricas em vitamina C, age diminuindo os níveis de cortisol, hormônio liberado em situações de estresse e ansiedade.

– Leite, ovos e derivados magros: São uma ótima fonte de aminoácidos, o triptofano, que alivia os sintomas da ansiedade (o oposto do cortisol).

– Carboidratos (provenientes dos cereais, integrais e das frutas): Elevam o nível de açúcar no sangue, promovendo bem-estar, energia e disposição. Não consumir mais do que 6 a 9 porções diárias.

– Banana: Ajuda na produção de serotonina, devido ao alto teor de triptofano. Pesquisas comprovam o poder da fruta no combate da depressão e ansiedade.

– Carnes e peixes: Fonte natural de triptofano, vitamina B3 e magnésio. Importante no processo do sono, do humor e no controle da ansiedade.

Além de outro aminoácido, a taurina, que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade

É recomendado a diminuição da ingestão de café, chocolate, álcool e consumo de cigarro. Dando sempre preferência para alimentos ricos em vitaminas do complexo B e triptofano.

Tenham um Dia Fantástico:

 

Veja Passo a Passo Como 15 Minutos Por Dia Vai Ajudar Você a Manter a Saúde e Boa Forma em Dia

Edilson

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *