Como a Gordura é Armazenada em Nosso corpo

Quando você come um alimento que contém gordura, geralmente triglicerídeos, eles atravessam seu estômago e intestinos. Veja abaixo o que acontece nos intestinos.

1. As grandes gotas de gordura se misturam com os sais biliares da vesícula biliar em um processo chamado emulsificação. A mistura quebra as grandes gotas em várias gotas menores chamadas micelas, aumentando a área de superfície de gordura.

2. O pâncreas secreta enzimas chamadas lipases que atacam a superfície de cada micela e quebram as gorduras em partes, glicerol e ácidos graxos.

3. Estas partes são absorvidas nas células internas do intestino.

4. Na célula intestinal, as partes são reunidas em pacotes de moléculas de gordura (triglicerídeos) com uma camada de proteína chamada quilomícrons. A camada de proteína faz com que a gordura se dissolva mais facilmente na água.

5. Os quilomícrons são liberados dentro do sistema linfático, eles não vão diretamente para a corrente sanguínea pois são muito grandes para passar pelas paredes dos vasos capilares.

6. O sistema linfático eventualmente se liga com as veias, neste ponto os quilomícrons passam para a corrente sanguínea.

Você talvez esteja pensando por que as moléculas de gordura são quebradas em glicerol e ácidos graxos se elas irão se reunir novamente. Isto porque as moléculas de gordura são muito grandes para atravessar as membranas celulares.

Então quando passam do intestino através das células intestinais nas linfas, ou quando atravessam qualquer barreira celular, as gorduras devem ser quebradas.

Porém, quando as gorduras são transportadas nas linfas ou no sangue, é preferível que tenham poucas moléculas de gordura grandes do que muitos pequenos ácidos graxos, pois as moléculas grandes de gordura não "atraem" tantas moléculas de água em excesso por osmose como muitas moléculas menores fariam.

Como a gordura é armazenada em seu corpo!!

Os quilomícrons não duram muito na corrente sanguínea – apenas cerca de oito minutos – por causa das enzimas chamadas lipases de lipoproteína quebrando as gorduras em ácidos graxos. Lipases de lipoproteína são encontradas nas paredes dos vasos sanguíneos no tecido adiposo, tecido muscular e músculo cardíaco.

A atividade das lipases de lipoproteína dependem dos níveis de insulina no corpo. Quando a insulina é alta, então as lipases são altamente ativas; se a insulina é baixa, as lipases são inativas.

Os ácidos graxos são então absorvidos pelo sangue nas células de gordura, células musculares e células do fígado. Nestas células, sob estímulo da insulina, ácidos graxos são produzidos em moléculas de gordura e são armazenados como gotas de gordura.

Isto é possível também pois as células de gordura recolhem glicose e aminoácidos, que foram absorvidos pela corrente sanguínea depois de uma refeição e os converte em moléculas de gordura.

A conversão de carboidratos ou proteína em gordura é 10 vezes menos eficiente do que o simples armazenamento nas células de gordura; porém, o corpo pode fazer isso.

Se você tem 100 calorias extras em gordura (aproximadamente 11 gramas) flutuando em sua corrente sanguínea, as células de gordura podem armazená-las usando apenas 2,5 calorias de energia.

Em contrapartida, se você tem 100 calorias extras em glicose (aproximadamente 25 gramas) flutuando em sua corrente sanguínea, isto exige 23 calorias de energia para converter glicose em gordura e então armazená-la.

Dando uma opção, uma célula de gordura ira agarrar a gordura e armazená-la ao invés dos carboidratos, pois a gordura é muito mais fácil de armazenar.

É importante notar que como o seu corpo armazena mais gordura, o número de células de gordura permanece o mesmo; cada célula de gordura simplesmente cresce.


Existe um Sistema de Emagrecimento, simples e organizado com dicas de alimentação e exercícios para fazer em casa para perder peso de forma saudável e definitiva.

Te convido a dar uma olhada no Sistema de Emagrecimento Queima de 48horas, caso ainda não o tenha. Clique aqui e Conheça este Sistema de Emagrecimento que está mudando completamente a vida das pessoas:

Um Grande Abraço e Tenha um dia Fantástico!!!

 

Veja Passo a Passo Como 15 Minutos Por Dia Vai Ajudar Você a Manter a Saúde e Boa Forma em Dia

Edilson

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *