Diabetes Mellitus

Diabetes  Mellitus

 

DiabetesÉ uma doença  cuja a principal característica  é o aumento do açúcar no sangue .Ela altera o metabolismo do açúcar, da gordura e da proteína .(síndrome metabólica )

A diabete se manifesta quando o corpo não produz a quantidade de insulina para que o açúcar do corpo se mantenha  normal .

Para entendermos melhor o que é diabetes, vamos saber qual é a função da glicose e da insulina em nosso organismo

A glicose é um carboidrato simples encontrado em diversos tipos de alimento. A principal função dela é fornecer  energia aos organismos a fim de suprir suas necessidades

A insulina é um hormônio produzido no pâncreas e sua principal função é a de facilitar a absorção da glicose pelas nossas células, diminuindo  assim , a concentração de glicose no sangue .

Dessa forma, podemos concluir que, se não houver esse hormônio ,não haverá também absorção de glicose pelas nossas células ,elevando assim a glicose no sangue , o que caracteriza a diabetes .

Existem 3 tipos de Diabetes : diabetes tipo 1 , diabetes tipo 2 e diabetes gestacional .

Diabetes tipo 1 , o pâncreas , responsável pela produção de insulina ,não produz o hormônio ou o produz em quantidade insuficiente devido a destruição das células responsáveis por esta produção.

Dessa  forma , a concentração de glicose aumenta significativamente e a pessoa tem que aplicar insulina diariamente através de injeções . A causa da diabetes tipo 1 ainda é desconhecida ,onde muitos médicos acreditam que possa ter origem  genética ou auto-imunológica .

Esse tipo de diabetes pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens  . Seus  sintomas são sede,fome ,poliúria (emissão excessiva de urina).

A diabetes tipo 2 é muito comum em adultos com mais de 40 anos , acima do peso, sedentário e fumantes, mas nos últimos anos vem sendo diagnosticadas em pessoas jovens  devido aos maus hábitos alimentares , sedentarismo e vida estressante .

Na diabetes tipo 2 , ou o pâncreas produz insulina em quantidade  insuficiente ou a produz normalmente, mas o organismo não consegue  utilizá-la  de forma correta.Ao contrario da diabetes tipo1 , a tipo 2 é assintomática.

A diabetes gestacional se manifesta na gravidez, desaparecendo, na maioria  das vezes logo depois do parto . Algumas mulheres pode desenvolver a diabetes tipo 2  apos a gravidez.

Mulheres que apresentam este tipo de diabetes tem , durante o pré natal , um acompanhamento especifico com o médico ,que monitora os riscos para a mãe e o bebê.

Pessoas com históricos de diabetes na família, obesas, sedentárias, fumantes, com colesterol  elevado ,  entre outros fatores , também podem desenvolver diabetes .

O tratamento irá depender muito do tipo de diabetes que a pessoa  desenvolveu .

Diabetes tipo1, a pessoa deverá tomar, para o resto da vida, injeções de insulina.

Diabetes tipo2, o paciente deverá fazer dieta, praticar exercícios físicos, tomar corretamente os medicamentos prescritos pelo médico, entre outras atitudes.

Diabetes gestacional, a futura mãe deverá seguir à risca as recomendações  dadas pelo médico , pois a riscos de o bebê apresentar problemas no  nascimento . 

Tenham um Dia Fantástico

 

 

Veja Passo a Passo Como 15 Minutos Por Dia Vai Ajudar Você a Manter a Saúde e Boa Forma em Dia

Edilson

Website:

2 Comentários

  1. Nóssa Goostei muito deste artigo esta explicando os tipos de Diabetes de maneira simples mas muito Objetiva..pois esclareçeu algumas Duvidas ADOREI !!!

    • Edilson

      Ola Viviane estamos a disposição para ajudar no que for possivél…..

       

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *