Dormir Bem Emagrece?

Dormir Bem Ajuda no Emagrecimento

 

Dormir-emagreceProvavelmente você já deve ter ouvido falar que uma boa noite de sono emagrece. Mas será que isso é mesmo verdade ou apenas mais um mito?

Vamos ver aqui como dormir bem pode contribui para o emagrecimento e se, de fato, o sono é responsável pela perda de peso.

Para entender como o sono contribui para o emagrecimento, é preciso saber como isso altera nosso organismo. Afinal, dormir não é apenas necessário, é saudável. Trazendo inúmeros benefícios a saúde e beleza.

Saiba como seu corpo reage ao sono e como promove o emagrecimento.

Um estudo, realizado pela Universidade de Chicago, comprovou que a perda de peso em pessoas que dormiram, aproximadamente, 8 horas e pessoas que dormiram 5 horas, seguindo uma dieta, foi a mesma.

A diferença é que, quando o tempo e a qualidade do sono são maiores o corpo queima, proporcionalmente, a gordura corporal e a massa magra.

E, quando o tempo e a qualidade do sono diminui, o corpo tende a queimar mais massa magra como fonte de energia.

E como sabemos, quanto mais massa magra nosso corpo mantém, mais acelerado fica nosso metabolismo, fazendo o organismo queimar calorias mesmo em repouso.

Portanto, quem quer ganhar massa muscular, precisa dormir mais e melhor, pelo menos 8 horas por noite. Para que não ocorra a quebra de proteínas. É o tão famoso, sono anabólico. 

Essas alterações ocorrem devido a dois hormônios: ghrelin e leptin. Quando há alteração no tempo e na qualidade do sono, esses hormônios também sofrem alterações.

O ghrelin, quando aumenta a quantidade no sangue, o corpo gasta menos energia, você sente mais fome e o armazenamento de gordura é incentivado. Onde ocorre a queima de massa magra como fonte de energia.

A leptin, é o oposto, é produzida nas células de gordura e é responsável pela sensação de saciedade. 

Ou seja, quando você não dorme o suficiente os níveis desse hormônio caem, fazendo com que não se sinta saciado quando come. E aumenta a ação do hormônio ghrelin, que estimula o apetite.

Conclusão – Benefícios do sono no emagrecimento.

Esta mais do que provado que o impacto do sono no emagrecimento e, principalmente, para a nossa saúde e bem estar, é gigantesco. Certo?

Mas, para que fique ainda mais claro para você, caro leitor, vou resumir esses benefícios.

– Uma noite bem dormida, com 8 horas de sono de qualidade, faz com que o corpo queime a gordura corporal como fonte de energia, preservando a massa magra;

– Dormir pouco deixa seu corpo mais cansado, com necessidade de comer mais, principalmente doces e carboidratos que dão energia.

– A baixa qualidade do sono, faz com que sinta mais fome ao longo do dia, incentivando o armazenamento de gordura.

– Dormir bem promove um controle do apetite.

– As pessoas mais gordas tendem a ter uma qualidade mais baixa do sono. Isso afeta principalmente as mulheres.

Resumindo. Se o que você quer é emagrecer, de forma saudável, queimando gordura corporal e preservando a massa magra, durma mais e melhor.

A gordura corporal deixa nosso metabolismo mais lento, enquanto a massa magra consome calorias. Ou seja, quanto mais massa magra, maior a taxa metabólica e mais calorias são queimadas ao longo do dia.

 

Tenham um dia Fantástico

Veja Passo a Passo Como 15 Minutos Por Dia Vai Ajudar Você a Manter a Saúde e Boa Forma em Dia

Edilson

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *