Obesidade Aumenta No Brasil

A Obesidade Vem Aumentando no Brasil.

obesidade

Hoje grande parte da população sofre com sobrepeso, e uma % crescente esta obesa.

 

A obesidade acontece quando o consumo calórico é maior ao gasto energético. 

 

E isso é decorrente de péssimos hábitos alimentares e sedentarismo.

O que é obesidade e como é diagnosticada?

A obesidade é o acumulo de gordura corporal, causado por ingestão de alimentos com valor calórico superior as calorias que o corpo necessita no dia-a-dia e pela falta de atividades físicas.

Dá para determinar se o individuo esta com sobrepeso, ou obeso, através do IMC (índice de massa corporal), que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros).

Classificação do IMC:

Menor que 18,5 Abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,9 – Peso normal

Entre 25 e 29,9 – Sobrepeso (acima do peso desejado)

Igual ou acima de 30 – Obesidade.

Cálculo do IMC:

IMC=peso (kg) / altura (m) x altura (m)

Exemplo: João tem 83 kg e sua altura é 1,75 m

Altura x altura = 1,75 x 1,75 = 3.0625

IMC = 83 divididos por 3,0625 = 27,10

O resultado de 27,10 de IMC indica que João está acima do peso desejado (sobrepeso).

Qual o tratamento para obesidade?

Como a obesidade é provocada por uma ingestão de energia superior a gasta pelo o organismo, a forma mais simples é mudar os hábitos alimentares. Adquirir hábitos mais saudáveis, fazer uma reeducação alimentar.

E inserindo mais atividade físicas, o corpo vai gastar mais calorias e o resultado será melhor, em menos tempo. Essas mudanças provocam não só a redução de peso, como contribuindo para toda uma reeducação alimentar e inclusão de hábitos mais saudáveis na rotina diária.

A utilização de medicamentos colabora na perda de peso, principalmente nos casos de obesidade. Mas é uma contribuição pequena e temporária. O ideal é mudar completamente os hábitos alimentares e começar a prática de exercícios.

Adquirir novos hábitos, além de fazer muito bem para a saúde, você não volta a engordar. Já com medicamentos, quando deixar de usar, corre o risco de voltar o efeito sanfona.

Cirurgia bariátrica – obesidade mórbida.

Em casos mais graves, como obesidade mórbida e pessoas com diabetes e hipertensas, podem optar em fazer a cirurgia bariátrica (redução de estômago) para controlar o peso e sair da obesidade mórbida.

São quatro técnicas diferentes de cirurgia de redução de estômago: Banda Gástrica Ajustável, Gastrectomia Vertical, Bypass Gástrico e Derivação Bileopancreática.

A escolha da cirurgia dependerá do quadro do paciente, do grau de obesidade e das doenças relacionadas. É preciso realizar exames e passar por avaliação médica.

A obesidade traz vários problemas para saúde e agrava os já existentes. Aumenta a probabilidade de desenvolver doenças como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer.

Não deposite suas esperanças em tratamentos e medicamentos para combater a obesidade, a melhor fórmula é a mudança de hábitos de vida – alimentação e atividade física. As mudanças dependem, principalmente, do seu esforço e disciplina.

Tenha Um Dia Fantástico

 

Veja Passo a Passo Como 15 Minutos Por Dia Vai Ajudar Você a Manter a Saúde e Boa Forma em Dia

Edilson

Website:

1 Comentário

  1. Fabrícia Rodrigues

    Estou com sobrepeso e não consigo emagrecer de jeito nenhum

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *